Boas práticas para o trabalho remoto

Com a liberação da telemedicina como forma de atendimento, confira algumas dicas de como se adaptar melhor a este cenário.

Ajuste o horário para melhorar a produtividade no trabalho remoto

Manter o mesmo horário de sua antiga rotina é importante para seguir com a produtividade que já tinha anteriormente. Por isso, se não tiver nenhuma emergência, tente marcar as primeiras consultas conforme sua agenda no consultório.

Não esqueça também de ter algumas pausas ao longo do dia. Aproveite o tempo entre um paciente e outro para se movimentar um pouco. Levante da cadeira, faça um alongamento ou uma caminhada rápida pela casa. Não se esqueça também de beber água em suas pausas.

Crie um ambiente adequado para o trabalho remoto

Por estar mais acostumado com o ambiente das clínicas, hospitais e consultórios, pode ser que você não tenha um local adequado para o home office. Caso suas consultas por telemedicina exijam o atendimento do paciente por vídeo, procure um local da casa que tenha uma boa iluminação e não sofra problemas de conexão com a internet.

Você pode precisar ficar algumas horas sentado, então é importante pensar em sua ergonomia no trabalho remoto. Na mesa escolhida para trabalhar, posicione a tela do computador na altura dos seus olhos. Caso não tenha o suporte adequado, alguns livros e revistas embaixo do computador podem ajudar com isso. Lembre-se de escolher uma cadeira adequada. Mesmo as cadeiras de escritório mais simples conseguem regular altura e o encosto, para que você mantenha os pés apoiados no chão e as costas retas. Para finalizar, ajuste o brilho da sua tela, a luminosidade muito alta irá cansar sua visão rapidamente.

Aplicativos para atendimentos online no home office

Os atendimentos por telemedicina, geralmente, contam com uma plataforma própria para que médicos e pacientes possam se conectar. Caso não trabalhe com nenhuma ferramenta desse tipo, você pode utilizar outros sistemas de vídeo como:

  • Google Hangouts – aplicativo de conferência do Google pode ser vantajoso por muitas pessoas utilizarem e-mails da empresa e já terem, mesmo sem saber, um login para usá-la;
  • Where By – essa é uma ferramenta online, permite que você crie uma sala própria que apenas aquele que possuem o link poderão acessar. Além da privacidade, o Where By não exige que a pessoa crie uma conta para acessar;

Conheça também alguns aplicativos para celular que podem ser úteis para médicos

<< voltar para Covid-19