Como aproveitar a reabertura para explorar um novo nicho de trabalho

Muitas das principais cidades do país já começaram a retomar parte de suas atividades, como comércio e serviços, e grandes companhias têm contratado instituições de saúde para apoiá-las nesse processo de reabertura.

Mas e como ficam as pequenas e médias empresas? O #SeCuidaDoutor já mostrou como preparar o consultório para voltar a receber um fluxo maior de pacientes após o fim do isolamento social, porém oferecer suporte e consultoria neste momento também pode ser uma oportunidade para profissionais de saúde.

Encontre parceiros
Além dos cuidados com a saúde física de clientes, há outros pontos que precisam ser levados em consideração, como a infraestrutura das lojas ou estabelecimentos, a segurança de colaboradores, os cuidados legais necessários com funcionários próprios e terceirizados, a saúde financeira do negócio e a saúde mental de todos os envolvidos. Uma boa solução pode ser se associar a profissionais das áreas de Direito, Psiquiatria e Psicologia.

É preciso ter uma abordagem multidisciplinar para endereçar problemas que fogem da área médica. Segundo uma pesquisa da consultoria Mercer, 45% dos empregadores afirmam ter colaboradores que relutam em voltar ao trabalho por medo de ficarem doentes. É importante que os funcionários se sintam apoiados e tenham clareza sobre quais os planos para a empresa, tanto dentro como fora do ambiente de trabalho —como fica a situação dos colaboradores que integram o grupo de risco ou cujos filhos não irão à escola diariamente, por exemplo?

Estude os protocolos
Mesmo com a aprovação de protocolos gerais por algumas prefeituras, é normal que empreendedores encontrem incertezas ao retomar suas atividades. Estude as normas vigentes nos municípios e estados de atuação da sua consultoria, bem como as diretrizes dos setores que representam os futuros clientes. É possível encontrar referências nas associações setoriais, sindicatos patronais e órgãos públicos. Lembre-se também de levar em consideração acordos e demandas específicas firmadas com sindicatos dos funcionários de seus contratantes.

Avalie o mercado
A pesquisa mercadológica é fundamental para definir o potencial e a amplitude do serviço a ser prestado. O essencial é ouvir o que potenciais clientes têm a dizer. Há muitas ferramentas e guias disponíveis que auxiliam neste processo. O Sebrae lista alguns pontos essenciais:

  • Defina o objetivo da pesquisa
  • Estabeleça o público-alvo
  • Defina o tamanho da amostra
  • Elabore o roteiro de perguntas
  • Teste e valide o roteiro
  • Aplique o questionário
  • Analise os dados obtidos

Formalize o serviço
Como qualquer atividade formal, a prestação de consultoria exige alguma burocracia para ser formalizada. O Sebrae tem um guia —desenvolvido antes da pandemia— com informações sobre tudo que deve ser considerado ao enveredar por esse mercado, desde o cenário a ser enfrentado até os investimentos e tributos envolvidos.

Conheça os processos
Não há uma receita para o sucesso de serviços de consultoria, mas é importante organizar o trabalho a ser feito pela consultoria em etapas:

  • Prospecção de clientes e fechamento de contratos
  • Briefing dos serviços e escopo de trabalho
  • Planejamento estratégico
  • Diagnóstico, execução e monitoramento
  • Auditoria e mensuração de resultados

*A Bayer não tem parceria ou se responsabiliza pelos serviços citados e prestados por terceiros.

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