Cursos de capacitação para profissionais da saúde durante a pandemia

A quarentena também pode ser um período para os profissionais da saúde se capacitarem. Inúmeros cursos estão sendo oferecidos por diversas instituições —desde faculdades até renomados hospitais do país.

O #SeCuidaDoutor separou alguns cursos, gratuitos e pagos, que podem auxiliar você a se qualificar ou apenas a aprofundar seus conhecimentos neste período de isolamento social.

UNA-SUS
Criada em 2010, a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde oferece uma série de programas de qualificação e atualização em parceria com instituições de ensino brasileiras, como a UFSC e a UFPel. Entre os temas estão medidas de proteção no manejo da COVID-19 na atenção especializada e orientações gerais ao paciente com COVID-19 na atenção primária à saúde.

Einstein
O Hospital Israelita Albert Einstein disponibiliza mais de 190 temas de conteúdos gratuitos para atualização profissional, sendo cerca de 30 deles com foco em COVID-19. A plataforma possui também uma seleção de cursos de curta e média profissional pagos.

CDC
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, Centers for Disease Control and Prevention) também oferece uma série de cursos e webinars gratuitos voltados para profissionais da saúde. Há desde treinamentos mais genéricos, como sobre EPIs, até mais específicos, como prevenção de COVID-19 em clínicas de hemodiálise.

OMS
A Organização Mundial da Saúde também reúne uma série de cursos, gratuitos ou não, de instituições de ensino renomadas, como a Johns Hopkins University, dos Estados Unidos, e a McGill University, do Canadá.

Harvard
A faculdade de Harvard está disponibilizando 25 cursos gratuitos e outros pagos na área de saúde – além de dezenas de outros nas mais diversas áreas do conhecimento. A universidade fornece certificado aos alunos ao final dos módulos e divide o conteúdo das videoaulas em aspectos técnicos e sociais, levantando uma discussão sobre soluções e tratamentos que considerem a realidade vivida pelos pacientes.

EaD
Por fim, outra alternativa para quem está procurando cursos de capacitação na área médica são as plataformas de cursos online, como a Coursera.

Universidades renomadas como Johns Hopkins, Duke, Yale e Stanford disponibilizam cursos na plataforma, o que pode ser uma ótima forma de checar quais instituições de ensino possuem aulas em sua área de atuação.

*A Bayer não tem parceria ou se responsabiliza pelos serviços citados e prestados por terceiros.

<< voltar para Covid-19