Cursos gratuitos de educação financeira e apps para ajudar na empreitada

Se você acompanha o conteúdo do #SeCuidaDoutor, já viu algumas dicas para lidar melhor com suas finanças durante esse difícil período da pandemia. Separamos alguns cursos e apps grátis para quem quiser aprender a cuidar ainda melhor do próprio dinheiro, ou para os que buscam se aprofundar no mundo de investimentos.

 

Cursos

Anbima – A Associação Nacional dos Bancos de Investimento oferece uma série de cursos para pessoas com todos os níveis de conhecimento, desde "Mercado financeiro de A a Z" até "Gestão de riscos e performance".

Ancord – A associação que representa as corretoras e gestoras tem um leque diversificado de cursos, alguns deles gratuitos, como o de "Introdução ao mercado de ações".

Banco Central – Para quem sabe pouco ou nada sobre o sistema financeiro, o BC oferece gratuitamente o curso de Gestão de Finanças Pessoais, que introduz conceitos básicos e boas práticas de forma lúdica.

CVM – Sente falta de entender melhor os números, funções e planilhas? O curso de "Matemática financeira básica", oferecido pela Comissão de Valores Mobiliários, pode auxiliar.

FGV – A Fundação Getulio Vargas disponibiliza cursos gratuitos online de curta duração, tanto sobre conceitos básicos como também fundamentos de áreas como Finanças e Administração Financeira.

Warren – O curso "Papo de Grana", desenvolvido pela fintech que usa inteligência artificial, introduz conceitos básicos e explica os tipos de investimento existentes no mercado.

Xpeed – Maior corretora do país, a XP lançou na última semana a Xpeed School, com cursos grátis e pagos de educação financeira, investimentos, trading, empreendedorismo e até para quem quer atuar profissionalmente no mercado.

 

Apps

Se está complicado manter as finanças em ordem com planilhas de Excel ou no caderno de anotações, alguns aplicativos podem dar uma ajuda valiosa. É importante lembrar: a maioria deles requer compartilhamento de informações pessoais e bancárias.

GuiaBolso – Aplicativo que unifica as contas bancárias, investimentos, cartões e seguros em um único lugar, é capaz ainda de oferecer produtos financeiros (se houver interesse) de acordo com as informações compartilhadas e perfil do usuário.

Meu Dinheiro – Controle de despesas, metas de orçamento e gráficos que ajudam a visualizar o status de suas finanças.

Mobills – App de controle de gastos, permite estabelecer metas e produzir gráficos para visualizar como seu dinheiro está sendo gasto.

Olivia – Assistente virtual financeira que utiliza inteligência artificial para aprender padrões de gastos, compras e para sugerir como melhorar o uso de seu dinheiro.

Organizze ­– Oferece um panorama de suas contas bancárias, cartões de crédito e gastos futuros, tudo em uma interface simples e visualmente atrativa.

 

*A Bayer não tem parceria ou se responsabiliza pelos serviços citados e prestados por terceiros.

<< voltar para Covid-19