Dicas para cuidar do dinheiro e o que pensar antes de investir após a pandemia

É bem possível que a pandemia tenha atrapalhado a situação das suas finanças ou os planos que você tinha para suas economias. Como lidar com o momento atual?

Uma etapa fundamental é se aprofundar na situação das próprias finanças, listar possíveis imprevistos e refazer um planejamento. Veja abaixo dez passos para começar a reorganizar sua vida financeira:

  1. Liste seus ganhos, despesas fixas, variáveis e gastos supérfluos

  2. Liste todas as suas dívidas

  3. Responda: está sobrando ou faltando dinheiro no fim do mês?

  4. Renegocie débitos mais urgentes

  5. Reavalie quais gastos são realmente necessários e corte excessos

  6. Mantenha disciplina no controle dos gastos

  7. Se necessário, avalie tomar medidas mais drásticas, como se desfazer de bens, mudar de imóvel ou buscar alguma forma de renda extra

  8. Lembre-se da regra 50-30-20: 50% para gastos essenciais, 30% para variáveis, 20% para dívidas e investimentos

  9. Estabeleça metas e prioridades para curto, médio e longo prazo

  10. Crie sua reserva de emergência e comece a investir

De olho em investimentos
Se você tinha recursos aplicados antes da pandemia, certamente sentiu um impacto trazido pelas incertezas provenientes do novo coronavírus, pela crise econômica e pela queda vertiginosa da taxa Selic e do Ibovespa.

Para quem tem conseguido se manter longe das dívidas e planeja diversificar suas fontes de receita, ou mesmo pensa em gerir em um negócio próprio, uma boa saída pode ser reavaliar opções de investimento para realizar esses planos a médio e longo prazo.

Há uma série de conteúdos disponíveis gratuitamente em sites especializados e corretoras, com diferentes estratégias para cada perfil de investidor. Algumas dicas, porém, se aplicam a praticamente qualquer pessoa: mantenha uma reserva de emergência e pense bem antes de resgatar investimentos, principalmente os de longo prazo.

Negócio próprio
Se você já tem um consultório, clínica ou mesmo algum outro empreendimento, provavelmente iniciou o planejamento de como serão os próximos meses após o fim do isolamento social. Para complementar o que já falamos sobre precauções com pacientes, clientes e funcionários pós-COVID-19, separamos algumas dicas gerais importantes para uma melhor gestão financeira de seu negócio.

  • Priorize o pagamento de dívidas e tente sempre evitar o acúmulo de multas e juros;
  • Caso precise de empréstimo, estude as melhores opções e, se necessário, busque refinanciamento em outros bancos;
  • Analise suas despesas e tente renegociar com fornecedores, administradoras de cartão de crédito, clientes, fornecedores e locadores;
  • Fique atento em relação as medidas do governo e veja como alguns programas já instaurados podem ser úteis;
  • Toda empresa é formada por pessoas e seu time é uma peça fundamental para ajudar o negócio a atravessar esse momento. Reveja as funções dos funcionários, capacite colaboradores, revise processos e estabeleça protocolos para a retomada dos negócios.

*A Bayer não tem parceria ou se responsabiliza pelos serviços citados e prestados por terceiros.

<< voltar para Covid-19