Dicas para cuidar do dinheiro e o que pensar antes de investir após a pandemia
É bem possível que a pandemia tenha atrapalhado a situação das suas finanças ou os planos que você tinha para suas economias. Como lidar com o momento atual?
Uma etapa fundamental é se aprofundar na situação das próprias finanças, listar possíveis imprevistos e refazer um planejamento. Veja abaixo dez passos para começar a reorganizar sua vida financeira:
-
Liste seus ganhos, despesas fixas, variáveis e gastos supérfluos
-
Liste todas as suas dívidas
-
Responda: está sobrando ou faltando dinheiro no fim do mês?
-
Renegocie débitos mais urgentes
-
Reavalie quais gastos são realmente necessários e corte excessos
-
Mantenha disciplina no controle dos gastos
-
Se necessário, avalie tomar medidas mais drásticas, como se desfazer de bens, mudar de imóvel ou buscar alguma forma de renda extra
-
Lembre-se da regra 50-30-20: 50% para gastos essenciais, 30% para variáveis, 20% para dívidas e investimentos
-
Estabeleça metas e prioridades para curto, médio e longo prazo
-
Crie sua reserva de emergência e comece a investir
De olho em investimentos
Se você tinha recursos aplicados antes da pandemia, certamente sentiu um impacto trazido pelas incertezas provenientes do novo coronavírus, pela crise econômica e pela queda vertiginosa da taxa Selic e do Ibovespa.
Para quem tem conseguido se manter longe das dívidas e planeja diversificar suas fontes de receita, ou mesmo pensa em gerir em um negócio próprio, uma boa saída pode ser reavaliar opções de investimento para realizar esses planos a médio e longo prazo.
Há uma série de conteúdos disponíveis gratuitamente em sites especializados e corretoras, com diferentes estratégias para cada perfil de investidor. Algumas dicas, porém, se aplicam a praticamente qualquer pessoa: mantenha uma reserva de emergência e pense bem antes de resgatar investimentos, principalmente os de longo prazo.
Negócio próprio
Se você já tem um consultório, clínica ou mesmo algum outro empreendimento, provavelmente iniciou o planejamento de como serão os próximos meses após o fim do isolamento social. Para complementar o que já falamos sobre precauções com pacientes, clientes e funcionários pós-COVID-19, separamos algumas dicas gerais importantes para uma melhor gestão financeira de seu negócio.
- Priorize o pagamento de dívidas e tente sempre evitar o acúmulo de multas e juros;
- Caso precise de empréstimo, estude as melhores opções e, se necessário, busque refinanciamento em outros bancos;
- Analise suas despesas e tente renegociar com fornecedores, administradoras de cartão de crédito, clientes, fornecedores e locadores;
- Fique atento em relação as medidas do governo e veja como alguns programas já instaurados podem ser úteis;
- Toda empresa é formada por pessoas e seu time é uma peça fundamental para ajudar o negócio a atravessar esse momento. Reveja as funções dos funcionários, capacite colaboradores, revise processos e estabeleça protocolos para a retomada dos negócios.
*A Bayer não tem parceria ou se responsabiliza pelos serviços citados e prestados por terceiros.