Dicas para organizar melhor seu tempo na pandemia

Sente que desde que a pandemia começou faltam ainda mais horas no seu dia?

Reunimos algumas ideias da Optum, empresa e consultoria de serviços de saúde, para organizar melhor seu tempo. Confira as dicas:

1) Identificar metas e prioridades

Ainda pela manhã, antes de iniciar sua rotina, reserve alguns minutos para definir suas prioridades para o dia e traçar o que precisa ser concluído. Uma opção para isso é definir as tarefas em quatro grupos: A (urgente e importante), B (importante, mas não urgente), C (urgente, mas não importante) e D (nem importante, nem urgente).

2) Dividir grandes metas

Muitas vezes a necessidade de resolver uma grande tarefa leva à postergação ou à dificuldade de lidar com a mesma. Se for possível, divida suas grandes metas em tarefas menores. Por exemplo, em vez de “limpar a casa”, escreva “lavar a louça, fazer a cama, lavar roupa” etc.

3) Seja realista

É importante ser sincero consigo mesmo a respeito de seus prazos, especialmente no período de quarentena, em que muitas vezes nossa produtividade é menor. A maioria das pessoas subestima o tempo necessário para realizar tarefas, segundo a Optum.

4) Diga não

Essa é especialmente complicada para profissionais da saúde, que muitas vezes sentem que são bombardeados por dúvidas, pedidos de encaixe, consultas e outras demandas. Não tenha medo de dizer não a novas solicitações enquanto estiver muito atarefado.

5) Delegar

Sempre que puder e achar adequado, peça ajuda. Com mais tempo em casa no isolamento social, é comum que tentemos fazer muitas coisas ao mesmo tempo e sem apoio de outros colegas ou pessoas. Nem sempre é possível delegar, mas dividir as tarefas quando necessário pode ser uma ótima forma de ganhar produtividade.

6) Evite distrações

Tente evitar deixar uma tarefa por fazer para retornar a ela mais tarde. Em geral é possível economizar tempo ao completar cada demanda antes de passar a uma próxima.

7) Faça intervalos

Muitos profissionais, sobretudo da saúde, têm trabalhado mais horas no período de quarentena, o que pode impactar tanto a produtividade quanto a qualidade do trabalho. Tente agendar pequenos intervalos ao longo do dia para descansar e fazer atividades que não estejam ligadas às suas tarefas.

8) Calendários e organizadores

Há várias ferramentas e técnicas disponíveis para tentar ajudar na organização do tempo. Se preferir algo mais tradicional, tente colocar suas demandas em uma agenda ou em um calendário como o do Microsoft Outlook. Dessa forma, fica mais fácil visualizar suas prioridades e ter uma noção real do tempo necessário para suas tarefas.

9) Reconheça o trabalho bem feito

Não esqueça de reconhecer quando conseguir entregar suas tarefas do dia e finalizar suas pendências.

*A Bayer não tem parceria ou se responsabiliza pelos serviços citados e prestados por terceiros

<< voltar para Covid-19