Que tal investir um tempinho na música para relaxar e cuidar do corpo?

A música não é apenas capaz de afetar o humor, como ouvir músicas particularmente alegres ou tristes pode até mesmo mudar a forma como percebemos o mundo, de acordo com pesquisadores da Universidade de Groningen.

E esses impactos ocorrem desde a infância segundo estudo da revista Frontiers in Neuroscience que analisou os efeitos da música no desenvolvimento cognitivo das crianças. Os pesquisadores notaram que aquelas que aprenderam a tocar um instrumento musical podem se beneficiar de melhor atenção e memória em comparação com crianças que não têm treinamento musical.

Descoberta recente apresentada em congresso da American College of Cardiology aponta que pacientes que sofreram parada cardíaca tinham níveis significativamente mais baixos de ansiedade e dor se ouvissem música por 30 minutos por dia.

O isolamento social pode ser uma ótima oportunidade para começar uma prática que faz tão bem ao corpo e mente humana. Por conta disso, o #SeCuidaDoutor separou alguns locais onde se pode iniciar esse aprendizado, tanto na teoria, quanto na prática.

Para iniciantes – Aos que ainda estão optando por quais instrumentos e por onde começar, confira cinco canais de Youtube que auxiliam na introdução ao universo musical com conteúdo gratuito.

Introdução à música clássica - A faculdade de Yale disponibiliza gratuitamente um curso que auxilia a compreensão e entendimento da música erudita, denotando as técnicas e tradições dos principais movimentos – de Bach até as óperas de Puccini.

Centro de Música Sesc chega ao ambiente digital – O Sesc está oferecendo 16 atividades online, entre aulas, palestras, séries e oficinas para todos os públicos – de iniciantes a músicos experientes, de crianças a adultos. Os temas vão da teoria à história dos gêneros musicais, do canto às linhas pedagógicas no ensino de música.

Introdução à Teoria Musical – A universidade de Berklee oferece aulas que ensinam a os principais conceitos e abordagens necessários para compreender, criar e executar música contemporânea.

*A Bayer não tem parceria ou se responsabiliza pelos serviços citados e prestados por terceiros.

<< voltar para Covid-19